quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

FAÇA TEATRO

FAÇA TEATRO
Ando pelas ruas, sozinho ou acompanhado de amigos, e vejo pessoas felizes, pais com seus filhos, casais de namorados tomando juntos um só sorvete ou tomando banho de chuva, o pastor na igreja pregando a palavra de Deus e o padre na igreja fazendo a mesma coisa. as luzes da cidade acesa iluminam o rosto alegre das pessoas na praça. Não, não é verdade, me desculpa eu estou mentindo!

Eu estou andando com alguns amigos, mas não vejo pessoas felizes, vejo frívolas pessoas que estão olhando para as roupas que estou trajando, que estão comentando o meu penteado de cabelos, e alguns poucos olhares, para os meus chinelos, Não vejo casais de namorado tomando sorvete muitos menos tomando banho de chuva, vejo uma menina, (ela é muito bonita)! Brigando com o namorado, o pastor na igreja não está pregando a palavra de Deus, estar reclamando por que a "irmã" namora um católico, por que julga ele uma pessoa mundana, o padre também não estar fazendo o seu santo sermão, ele estar dizendo: Que fiéis somos nós, que nem o dízimo pagamos?! E as luzes da cidade não estão mais acesas por que acabou de faltar luz.
Eles não sabem o quanto estou feliz hoje! Eles não notam o quanto os meus olhos estão brilhando! Eles não vêem o meu largo sorriso esboçado de tinta permanente! E tudo isso pra dizer: Faça Teatro!
Faça Teatro! Por que é impressionante este trapézio sem rede, como bem disse Tatiana Belinky, Faça Teatro! ainda que mintam dizendo que poderá morrer de fome, mas não tenha preguiça, trabalhe, Faça Teatro! Por que só assim você compreenderá mais você e o mundo inteiro, Faça Teatro! Ainda que a correria para entregar as pizzas esteja te matando, Faça Teatro! por que o prazer de ouvir e vê os vibrantes aplausos é bem maior do que o do salário no final do mês! Faça Teatro, sabendo que pode ir longe, muito longe, Faça Teatro! Sabendo que "A arte dramática é a arte educativa por excelência", já dizia João Caetano, nosso primeiro ator brasileiro, Faça Teatro! Por que "Nós Atores, somos o cristo da humanidade, e nosso talento é muito mais uma condenação que uma dádiva", como disse Plínio Marcos e, o mundo certamente precisa de nós.

Mas NÃO FAÇA TEATRO, se queres ser famoso, se queres ser podre de rico, se quer se mostrar para os meninos ou para as meninas, NÃO FAÇA TEATRO Se achas que ele é produto que pode comprar e depois jogar fora, Não faça teatro achando que para ser ator de verdade, não precisa de esforço, por que é certo que se decepcionará, Não Faça Teatro se achas que pra ser ator não é necessário estudar, por que pra ser ator de verdade é preciso muito, muito estudo, um estudo contínuo e cansativo, não faça teatro achando que o ator de verdade está resumido ao palco, por que pra nós, todo o mundo é um palco e o espetáculo começou e nem te avisaram que já estava em cena, é tanto que até choraste e neste espetáculo estamos proibidos de sermos aquilo que queremos ser, temos que ser o que o diretor criou, o ruim de tudo é que nunca vimos o diretor.

Enfim, Faça Teatro por que o mundo precisa de seres humanos de verdade, por que o mundo precisa dos olhos de Linceu e nós atores, o temos. Faça teatro por que é somente graças a nós atores de Teatro que ele é eterno, e, deveras sempre Será...